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Xertica adota metodologia do MIT para ganhar mercado em nuvem governamental

Com o objetivo de se diferenciar no mercado e garantir uma oferta 100% aderente às reais necessidades de seus clientes quando o tema é implantação em nuvem, a Xertica, que recém-desembarcou no Brasil através de uma parceria exclusiva com o Google Cloud, encomendou um estudo ao MIT (Massachusetts Institute of Technology) que identificou cinco principais demandas do mercado latino-americano, incluindo Brasil:

Como melhorar a experiência de trabalho dos colaboradores;

Como trabalhar em uma organização transformando os dados em informação;

Como aproveitar melhor os dados;

Como ter uma cultura de transformação de forma orgânica;


Como promover uma mudança de infraestrutura.

Na prática, em entrevista ao Convergência Digital, o Chief Growth Officer (CGO), Juan José Rodriguez, que está sediado no Brasil,  explicou como a metodologia permite tirar o máximo proveito da transformação digital, por meio dos pilares de “Habilitação” no uso da tecnologia, “Otimização” no uso dos recursos e crescimento exponencial e a “Transformação” cultural no uso e adoção da tecnologia aliada ao processo de negócio.

1) Melhorar a experiência do empregado: uma das preocupações foi criar uma metodologia que simplifica e facilita a coordenação de processos, com a adoção de ferramentas amigáveis de colaboração, permitindo que modelos de trabalho híbrido, acesso de qualquer lugar a qualquer hora, não sejam empecilhos para a governança e segurança, mas uma ferramenta de aumento da produtividade. “Nem sempre os órgãos públicos têm uma equipe ampla de TI, então é preciso oferecer algo que seja simples e intuitivo em termos de configuração, adoção e uso”, explica Rodriguez.

2) TI Exponencial: a metodologia da Xertica também tem como foco ajudar seus clientes na modernização de suas infraestruturas, para que eles consigam gerenciar de maneira ampla todos os seus processos, tendo ganhos de segurança, disponibilidade, eliminação de redundância, melhor gestão de recursos e custos, além de otimização de serviços. Com a experiência e os modelos de serviços da Xertica, as áreas de TI podem maximizar sua capacidade de entrega de soluções de alto nível e fortalecer os modelos de governança e segurança. “O que queremos é trazer um SaaS capaz de gerar valor de verdade à gestão, permitindo que  os órgãos públicos se concentrem em suas atividades core. Nós somos especialistas em infraestrutura cloud e temos expertise em serviços. Nosso plano é ser o melhor do Brasil para o Google Cloud”, comenta o executivo.

3) Inteligência de dados: oferecer dados estratégicos que ajudem na tomada de decisão do gestor público é essencial para que ele possa, inclusive, se antecipar a cenários. “Na metodologia desenvolvida pela Xertica, são utilizadas técnicas e ferramentas avançadas de análise de dados que extraem informações valiosas, identificam padrões e tendências e geram insights para o gestor público”, esclarece o executivo. A inteligência de dados é também a nova fronteira de produtividade, onde os dados possam ser livremente pesquisados, agregados por diversas perspectivas e oferecidos para a Inteligência Artificial na automação de processos antes complexos.

4) Experiência do cidadão: O pilar mais importante dessa jornada é transformar a forma como o cidadão interage com a gestão, por exemplo, como transformar serviços estanques por site ou no atendimento pessoal, em serviços entregues por voz e nas redes sociais. O trabalho é feito por robôs proativos pelo telefone, cuja interface cultural é mais simples para pessoas com pouca habilidade digital. A experiência do cliente tem de ser simples e eficiente, além de ser entregue de maneira rápida, sem com isso se tornar num desafio tecnológico de governança para a área de TI.

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