SAP

Primeiro cliente da SAP no Brasil, BRF evolui para a nuvem e para a IA generativa

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo e dona de marcas como Sadia, Perdigão, Qualy e Banvit, foi o primeiro usuário de SAP no Brasil. A parceria, que completa 30 anos, evolui agora para o uso da nuvem e da IA generativa, contou o CIO da BRF, Antonio Carlos Cesco, ao participar da abertura do SAP NOW 2024, realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

O executivo destacou que em um mercado conhecido por sua rápida evolução e constantes inovações, manter uma aliança tão duradoura exige um compromisso sólido com a inovação, a capacidade de antecipar mudanças e a flexibilidade para se ajustar às novas realidades. “Uma relação de muita confiança, vencendo juntos desafios e criando oportunidades”, frisou o executivo.

“Em 1996, no início da nossa jornada, esse pioneirismo nos ajudou a sair na frente e a ter vantagem competitiva. Uma responsabilidade grande, afinal, geramos mais de 5 milhões de toneladas de alimentos todo ano e exportamos para mais de 120 países”, lembrou.

A SAP está presente em todos os processos da empresa, incluindo a gestão de mais de 95 mil colaboradores em todo o mundo. “Estamos em uma jornada de evolução na nuvem e neste ano estamos fazendo simulações e planejamentos para acelerar o processo de execução, com nosso time altamente qualificado, junto com a SAP”.

Cesco explica que a decisão da BRF foi fazer uma migração técnica com abordagem clean core, com modificações mínimas no ERP.  A proposta é deixar o ERP mais ‘limpo’ para que as mudanças aconteçam de forma mais rápida e simplificada. Objetivo é começar a migração para a nuvem no começo de 2025.

Questionado pela CEO da SAP Brasil, Adriana Aroulho, sobre como a inteligência artificial está sendo usada na BRF, Cesco disse que a ela é vista na operação como uma ferramenta para melhorar a performance das pessoas com o objetivo de torná-las mais ágeis e produtivas. “Mas IA não é uma novidade para BRF. Desde 2018, implementamos inúmeras iniciativas, permeando toda a nossa cadeia. Mas certamente a IA, e agora, com a Joule, da SAP, irá nos ajudar em nossa trajetória rumo ao futuro”, finalizou o CIO da BRF.

Botão Voltar ao topo