SAP: empresas gastam 80% do tempo com implementações e só 20% com geração de valor
Muhammad Alam, do board da empresa, prometeu mais de 40 agentes IA ainda em 2025.

A SAP abriu seu evento anual em São Paulo, o SAP NOW AI TOUR, nesta terça, 19/8, com uma provocação: empresas que operam com sistemas dispersos gastam 80% do orçamento de TI e do tempo em esforços de integração e apenas 20% resultam em valor direto para o negócio. “Esse é o ‘efeito iceberg’: a maior parte do trabalho fica invisível ao usuário final. Mas na era da IA, essa fragmentação quebra a capacidade de extrair valor real dos dados”, afirmou Muhammad Alam, membro do Executive Board da SAP, que pela primeira vez veio ao Brasil e à América Latina.
Na visão da empresa, a virada está na integração nativa das aplicações. A plataforma conecta dados corporativos com governança e semântica de negócios, permitindo aplicações de IA mais precisas. A solução será disponibilizada até o fim de 2025 nos principais provedores globais de nuvem (Azure, AWS e Google Cloud). A empresa também tem acordo com a Alibaba, mas a chinesa não está ainda no Brasil.
Segundo Alam, a força da SAP Business Suite está na integração entre diferentes áreas – da cadeia de suprimentos às finanças e à gestão de pessoas. “Quando há uma disrupção, como um problema de fornecimento, isso impacta toda a organização: compromissos com clientes, resultados financeiros e até a força de trabalho. É muito difícil lidar com isso em ambientes fragmentados, e é justamente aí que nossa plataforma entrega valor”, afirmou.
Ele apresentou o conceito que a empresa chama de “flywheel SAP” – a engrenagem entre aplicações, dados e inteligência artificial. As soluções da SAP, segundo Alam, permitem que as aplicações gerem dados ricos em contexto de negócios, que alimentam modelos de IA e retornam em novos ganhos para a operação. “Esse efeito contínuo é o que garante eficiência e inovação de forma integrada”, resumiu.
Stephan de Barse, presidente da Business Suite Organization, demonstrou como as novas ferramentas facilitam a integração de diferentes áreas de negócios, combinando dados e inteligência artificial e trazendo sugestões de ações. “Ao promover insights entre diretores financeiro, de suprimentos, operações, RH e vendas, por exemplo, fica claro como a Business Suite pode ajudar a tomar decisões melhores e mais rápidas”, destacou.
Brasil em alta
“Não vemos nossa presença aqui apenas como a de um fornecedor de software, mas como um parceiro profundo da economia brasileira, apoiando sua resiliência e crescimento”, disse Muhammad Alam, que destacou o papel do laboratório da empresa em São Leopoldo (RS). Segundo ele, é um dos que mais crescem no mundo, com expansão de 50% nos últimos três anos e cerca de 2,2 mil colaboradores, metade deles dedicados a pesquisa e desenvolvimento.
O executivo lembrou que a transformação digital e a inteligência artificial estão no centro dessa estratégia. Para ele, empresas de diferentes setores enfrentam um ambiente desafiador, marcado tanto por incertezas geopolíticas quanto pela velocidade de evolução tecnológica. Nesse contexto, a SAP busca apoiar clientes a tornarem seus processos mais resilientes e capazes de gerar valor com o uso de IA em toda a cadeia de negócios.
A SAP também anunciou novidades em sua assistente de IA Joule, que terá novas funcionalidades em parceria com a Perplexity e mais de 300 casos de uso já implementados. E mais de 40 novos agentes de IA devem ser lançados até o fim de 2025, cobrindo áreas como finanças, cadeia de suprimentos, experiência do cliente e gestão de talentos.