CarreiraGoverno

Analistas de TI: salários abaixo do mercado deixam vagas abertas no governo

Associação Nacional de Analistas de TI- ANATI - lembra que dos 169 profissionais convocados pelo governo, 50% passaram em outros concursos, com plano de carreira melhor do que o do Executivo.

O governo vai convocar 483 analistas de TI – que estão no cadastro de reserva – até o final deste ano, e recém-nomeou 169 analistas de TI para funções em diferentes órgãos do governo federal, mas a Associação Nacional de Analistas de TI – ANATI – alerta que, sem resolver a questão salarial desses servidores, a função de ATI seguirá sendo o cargo com maior evasão do Executivo Federal.

A ANATI relata que, em 2025, foram chamados mais de 500 candidatos aprovados no Concurso Unificado, mas apenas 183 fizeram o curso de formação, e 169 foram, de fato, nomeados como analistas de TI. A entidade informa ainda que dos nomeados – quase 50% deles- passaram em outros concursos, com um plano de carreira melhor do que o do Executivo e podem deixar a função quando nomeados.

“O risco da evasão é real e traz riscos para as políticas públicas e para a segurança dos dados do cidadão brasileiro. Apesar de todo esforço da Secretaria de Governo Digital e reconhecimento que não há política pública e um governo do futuro sem TI, sem pessoas de TI, o cargo é negligenciado pelo alto escalão do MGI, inclusive pela Ministra Esther Dweck”, lamenta o diretor-presidente da ANATI, Luiz Alexandre.


Botão Voltar ao topo