Governo

Anatel adota ChatGPT e ferramentas de IA

A Anatel lançou novo módulo para o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que incorpora recursos avançados de Inteligência Artificial (IA), incluindo IA Generativa, para apoiar e otimizar as atividades dos servidores da agência.

Batizado de SEI IA, o módulo é o sétimo desenvolvido pela Anatel e será compartilhado com todos os órgãos públicos que utilizam o SEI, consolidando a Agência como uma organização pioneira na aplicação de IA no setor público. 

A versão 1.0 do SEI IA traz funcionalidades inovadoras, como assistente baseado em Inteligência Artificial Generativa, recomendação de processos e de documentos similares e classificação de processos pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Para a Anatel, o Assistente de IA Generativa integrado ao SEI representa uma inovação significativa para otimização e agilidade na Administração Pública. Ele foi desenvolvido pela equipe própria da agência para oferecer funcionalidades que auxiliam os servidores, tanto no âmbito dos processos eletrônicos quanto em outras atividades diárias, tais como realizar análises, traduções, revisões de documentos, criação de resumos, elaboração de texto jornalístico, entre outras rotinas de trabalho.

A ideia é também ampliar o letramento digital dos servidores em inteligência artificial generativa. O manual de uso do SEI IA pode ser conferido neste link


O Assistente é integrado ao mais avançado Large Language Model (LLM) disponível no mercado brasileiro, que é o GPT-4o, fornecido por meio da Azure OpenAI Service. Garante ainda os requisitos de segurança da informação e respeita as regras de acesso aos documentos impostas ao usuário interno quando utilizado para interagir com os documentos do SEI.

Por meio do Assistente, os servidores poderão interagir com documentos do SEI, criando prompts e obtendo suporte da IA Generativa, bem como realizar interações amplas e não relacionadas ao conteúdo do SEI, limitadas apenas aos dados com os quais o GPT-4o foi treinado. 

Vale destacar, porém, que apesar de baseada na versão mais nova do LLM da OpenAI, a ferramenta de IA generativa desenvolvida pela Anatel não tem amarra com o ChatGPT. A qualquer momento é possível inserir outros modelos de linguagem.

Botão Voltar ao topo