GovernoInternet

Apenas 6 de 126 órgãos federais atingem meta de satisfação em serviços digitais. ITI lidera com certificação digital

Anac é o órgão com melhor nota. A Fundação Nacional de Saúde, a pior.

O ranking de avaliação de órgãos do governo federal referente ao período de fevereiro de 2025 a janeiro de 2026 mostra que apenas seis dos 126 órgãos classificados atingiram a meta de satisfação dos usuários, fixada em 4,5 pontos. O indicador utilizado combina a nota de satisfação e a nota de adesão aos serviços digitais oferecidos pelos órgãos públicos.

Na classificação geral, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aparece na primeira posição, com nota final de 4,87 e satisfação de 4,74. Em seguida estão o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, com nota final de 4,78 e satisfação de 4,56, e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com nota final de 4,74 e satisfação de 4,49, próxima do patamar estabelecido como meta.

Entre os serviços avaliados individualmente, o Cadastro de Agentes de Registro da Infraestrutura de Chaves Públicas do Brasil (ICP-Brasil), sob responsabilidade do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), foi considerado o melhor serviço digital do governo federal, com nota de satisfação de 4,98 atribuída pelos usuários.

O ranking de serviços públicos digitais é elaborado a partir das avaliações enviadas pelos próprios usuários e segue critérios definidos pela Portaria SGD/ME nº 1.083, de 14 de fevereiro de 2025. A metodologia considera padrões de qualidade dos serviços, o nível de maturidade digital das ofertas públicas e o autodiagnóstico de qualidade realizado por órgãos e entidades do Poder Executivo federal.


Botão Voltar ao topo