Call centers preveem o fim imediato de 120 mil empregos com a reoneração da folha
As empresas de call center calculam que, além de queda na arrecadação, com efeito contrário ao que espera o governo, a exclusão do setor da política de desoneração da folha de pagamento vai provocar a perda de até um em cada quatro postos de trabalho.
“A reoneração só faz perder. O impacto imediato será de 120 mil empregos a menos no curto prazo. Mas na atual situação esse número vai subir e deve chegar a 25%”, afirmou o presidente da Associação Brasileira de Telesserviços, Cássio Azevedo.
O tema foi alvo de uma audiência pública nesta quarta, 22/11, na comissão especial da Câmara que analisa o PL 8456/2017, do Executivo, que materializa o fim da política de desoneração para a maioria dos setores econômicos hoje beneficiados, notadamente para os segmento de teleatendimento e de tecnologia da informação.
A conta do setor de call center é de que com o fim da política, pela qual as empresas trocam a contribuição previdenciária de 20% da folha por parte do faturamento (entre 2% e 4,5%), a arrecadação vai ficar menor. “A contribuição que com essa política passou para R$ 90 bilhões por ano vai cair para R$ 78 bilhões”, afirmou Azevedo.