Com 3,5 bilhões de operações por dia, TI da Caixa suporta 25% do PIX
Diretor de TI da CEF, Pedro Pedrosa, ressalta a importância crescente do controle de custos com inteligência artificial

A Caixa Econômica Federal desempenha um papel central no ecossistema financeiro do Brasil, sendo responsável por 3,5 bilhões de operações diárias, incluindo uma parcela significativa dos pagamentos instantâneos. O diretor executivo de soluções de TI da Caixa, Pedro Pedrosa, revelou que o banco suporta de 20% a 25% do movimento total do PIX no país.
Pedrosa participou do 3° Tech Bank Forum, promovido pela Network Eventos, nesta terça-feira, 29/4, onde destacou o uso crescente da inteligência artificial (IA) no setor financeiro e os esforços da Caixa para se adaptar a essa realidade.
“Em IA, o futuro não está para chegar, já chegou. Estamos vendo várias aplicações muito úteis no mercado financeiro e temos tentado nos adaptar a isso. A primeira coisa que a gente faz na Caixa é estruturar o Centro de Excelência de IA. A gente tem montado aplicações de IA muito em cima de nuvem. Um dos usos dessa tecnologia é para a modernização dos sistemas. Já estamos na nuvem, mas a gente tem uma estrutura bem pesada de mainframe e queremos fazer a modernização desses sistemas. Temos usado as inteligências artificiais para fazer essa adaptação de código e isso tem aumentado muito o nosso ganho de produtividade. A nossa área de desenvolvimento está usando muito isso para ajudar a codificação”, afirmou Pedrosa.
O diretor executivo também ressaltou a importância do controle de custos na implementação de soluções de IA, destacando o conceito de FinOps. “Tem uma coisa que a gente precisa tomar muito cuidado, que é a tese de finanças envolvidas, o FinOps. Nosso centro de excelência analisa muito, controla muito esse custo, porque a gente precisa ter um custo muito consciente e otimizado. E essa questão de FinOps tem que nascer desde o início do projeto, porque quando o IA tiver uma escala ainda maior nos próximos anos, a gente já tem isso bem sedimentado”, explicou.
Diante do crescimento exponencial do PIX, a Caixa tem investido em infraestrutura para garantir a disponibilidade do sistema e mitigar riscos. “Vimos um crescimento exponencial das operações do PIX. E claro que quando a gente monta uma infraestrutura, ainda não imagina que ia chegar aonde chegou: é um dos meios de pagamento mais relevantes do Brasil. E a Caixa tem um papel muito importante nesse ecossistema. Em um dia normal temos mais de 20% das operações passando pela gente”, disse Pedrosa.
“Temos que manter o sistema sempre online. Nos últimos ano melhoramos a infraestrutura, pegamos parte do banco de dados na nuvem para ter disponibilidade maior, temos otimizado os sistemas internos e cada ano que passa a gente reflete sobre novas mudanças. Nosso papel é manter esse sistema sempre online e evitar riscos sistêmicos”, completou.
O Centro de Excelência de IA da Caixa tem como objetivo orientar projetos para gerar valor ao banco, seja por meio da automatização de processos internos, redução de custos ou melhoria da experiência do cliente. “Nosso centro de excelência tem pegado projetos e orientado para casos de negócio, para trazer valor, para automatização de processos internos, redução de custos, ou para a melhoria de jornada do cliente. Temos feito uma curadoria no uso da inteligência artificial. Mas um cuidado que sempre é preciso ter é nos finops, nas finanças envolvidas com isso. São muitos provedores, muitas nuvens e precisamos começar a estruturar os projetos de IA já com esse DNA financeiro bem robusto, para que quando a gente for escalar o uso da tecnologia, a gente não se perca nesses grandes custos. Temos muita demanda de dados, uso crescente, especialmente em nuvem, porque estamos com uma ida para a cloud muto acelerada. É esperado que a gente invista cada vez mais nessas tecnologias”, detalhou Pedrosa.
Além dos investimentos em IA, a Caixa busca modernizar seus canais de comunicação com os clientes, com foco em aprimorar o aplicativo da instituição. “A gente tem percebido que os canais digitais têm tomado a rotina dos clientes. Nosso objetivo é modernizar esse canal de comunicação, ir melhorando o aplicativo, condensando vários aplicativos em um único. Esse é o grande projeto da TI da Caixa nos próximos meses, no próximo ano, e nossa expectativa é lançar um aplicativo ainda mais moderno. Nossa expectativa é lançar no ano que vem um MVP, mesmo que para um público menor para irmos testando”, finalizou o diretor executivo.