GovernoInternetSegurança

Contra fraudes no Gov.br, Gestão recomenda autenticação em duas etapas e registro na polícia

Polícia Federal fez uma operação nacional contra fraudadores por meio do uso da biometria.

O Ministério da Gestão, responsável pela plataforma Gov.br, recomendou que os 167 milhões de usuários do sistema adotem autenticação em duas etapas para fortalecer a segurança das contas. Também sugere que, no caso de fraudes, seja feito registro imediato de Boletim de Ocorrência.

Segundo a pasta, questionada pelo Convergência Digital depois da ação nacional da Polícia Federal, encaminhou um comunicado afirmando que a plataforma, que centraliza o acesso a mais de 4.500 serviços públicos, conta com monitoramento 24 horas realizado em parceria com o Serpro. Comportamentos suspeitos são identificados e imediatamente reportados à Polícia Federal para investigação. Mas não cita qualquer vulnerabilidade possível na plataforma.

Nesta terça, 13/5, a Polícia Federal deflagrou a Operação Face Off para desmantelar uma organização criminosa especializada em fraudar contas da plataforma Gov.br usando tecnologia de manipulação facial.

Segundo a PF, o esquema utilizava software avançados para simular traços biométricos de terceiros, burlando sistemas de reconhecimento e assumindo o controle de perfis para acessar serviços públicos e dados sensíveis.

Leia a íntegra da nota encaminhada pelo Ministério da Gestão:


O Ministério da Gestão, em parceria com o Serpro, realiza monitoramento 24 horas da plataforma GOV.BR e, sempre que um comportamento suspeito é identificado, os dados de acesso são levantados e compartilhados com a Polícia Federal para a devida investigação.

O GOV.BR é uma plataforma segura, robusta e que simplifica a vida dos cidadãos, pois possui mais 167 milhões de usuários e possibilita o acesso a mais de 4.500 serviços públicos digitais. A plataforma possui diversas tecnologias e processos de monitoramento que permitem a segurança dos ambientes tecnológicos, garantindo a prestação dos serviços e a privacidade dos usuários.

O Ministério da Gestão recomenda que todos os usuários utilizem as funcionalidades de segurança (verificação em duas etapas e gestão de dispositivos), pois elas são importantes para evitar o roubo da identidade digital. A solução gestão de dispositivos, por exemplo, possibilita ao usuário identificar o local e o dispositivo utilizado para acessar a conta.

Caso exista a desconfiança de uma possível fraude, a pasta ressalta a importância do registro de um Boletim de Ocorrência para possibilitar a devida investigação policial. Cabe esclarecer que todas as informações de acessos e atendimentos são registradas na plataforma do governo federal. Esse registro facilita o trabalho das autoridades competentes, servindo como subsídio para as apurações policiais, por meio do compartilhamento do histórico de acessos à plataforma, permitindo a verificação da legitimidade das ações pelas partes envolvidas.

Botão Voltar ao topo