Dell EMC avança ante a concorrência em infraestrutura de TI para nuvem

Os gastos trimestrais em infraestrutura de TI em nuvem pública mais do que dobraram nos últimos três anos, para US$ 10,9 bilhões no segundo trimestre de 2018, crescendo 58,9% ano a ano. Até o final deste ano, a nuvem pública será responsável pela maioria – 68,2% – dos gastos anuais previstos em infraestrutura de TI em nuvem, crescendo a uma taxa anual de 36,9%.

No segundo trimestre deste ano, os gastos com infraestrutura de nuvem privada atingiram US$ 4,6 bilhões, um aumento anual de 28,2%. A IDC estima que, para todo o ano de 2018, a nuvem privada representará 14,8% do total de gastos com infraestrutura de TI, crescendo 20,3% ano a ano. Na disputa do mercado de servidores para data centers, a Dell EMC abriu ainda mais vantagem ante seus rivais, alcançando 66,4% de share, enquanto a segunda colocada ficou abaixo dos 20%.

Para a diretora de Pesquisa de Infraestrutura e Plataforma da IDC, Natalya Yezhkova, usar a nuvem, agora, é uma norma para as corporações. “As empresas não têm mais a tarefa de decidir quais recursos de nuvem vão usar, mas precisam saber como vão gerenciar os múltiplos recursos disponíveis”, observa. No estudo da IDC, a América Latina foi uma das regiões onde os gastos com infraestrutura de TI para nuvem mais cresceram, com 47,4%, superando os Estados Unidos, com 44,9% e o Japão, com 35,8%.

Botão Voltar ao topo