GovernoTelecom

Esther Dweck: Governo quer centros de excelência em IA para evitar fuga de talentos

Segundo a ministra da Gestão, objetivo é reduzir a dependência de soluções externas.

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou nesta terça, 2/9, durante o Painel Telebrasil 2025, que a transformação digital já é a base das políticas do governo e que a chegada da inteligência artificial representa um marco com potencial de ampliar liberdades humanas, mas também de agravar desigualdades globais. Para enfrentar esses riscos, o governo aposta em soluções abertas, interoperáveis e centradas nas pessoas.

Segundo a ministra, o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial prevê investimentos de mais de R$ 23 milhões em iniciativas que fortaleçam a soberania digital e garantam o desenvolvimento de tecnologias éticas e inclusivas. “Queremos trilhar um caminho que evite a fuga de talentos, fortalecendo centros de excelência no Brasil e reduzindo a dependência de soluções externas”, declarou.

Entre as medidas em andamento, Dweck destacou a criação da Infraestrutura Nacional de Dados, ou “Banco de Dados do Brasil”, que contará com a participação do setor de telecomunicações. Uma das primeiras etapas foi a regulamentação do compartilhamento de endereços, considerado essencial para o funcionamento seguro do sistema.

Outro pilar da estratégia é a implantação de uma nuvem de governo, em parceria com Serpro e Dataprev, para armazenar dados estratégicos e sigilosos em infraestruturas físicas localizadas no Brasil. O modelo busca reduzir a dependência de nuvens públicas estrangeiras e garantir maior segurança às informações.

A ministra também reforçou que toda a infraestrutura será construída com base em energia renovável, alinhando a transformação digital à agenda de transição ecológica. A ministra da Gestão e Inovação nos Serviços Públicos, Esther Dweck, destacou a relevância do setor privado, em especial, o de telecomunicações na estratégia do governo para ser digital. “Temos que fortalecer o governo soberano, verde, digital e inclusivo e a participação do setor é essencial na transformação digital”, afirmou.


Botão Voltar ao topo