FINEP: Fundo do software não corre risco de ser contingenciado pelo Governo
Não há risco de o fundo de desenvolvimento para o software, em negociação entre a FINEP e o Ministério de Ciência Tecnologia Inovação e Comunicações (MCTIC), vir a sofrer contingenciamento ou ser capturado pelo governo a exemplo do que ocorre com o Funttel e o Fust, criados para Telecomunicações, assegurou Márcio Girão, diretor de inovação da Finep.
Ele argumenta que o fundo será criado com recursos privados da contrapartida dos benefícios da Lei de informática. A expectativa é de que o fundo renderia cerca de R$ 700 milhões para o desenvolvimento de software.
Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, durante a 15ª do Rio Info, Girão destacou a importância da Finep para o sistema de fomento do país e projetou uma atuação ainda mais estratégia da instituição, que em 2017, comemora 50 anos de atividade.
Em relação ao fim da TJLP, Girão acredita que não haverá impacto nas linhas de financiamento da agência, uma vez que o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) não foi atingido pela lei que instituiu a TLP. Segundo ainda o diretor de Inovação da agência de fomento do MCTIC, a questão está sendo discutida internamente. Assistam a entrevista.