Governo

Certificado Digital: Gov.br passa a alertar sobre emissões para evitar fraudes

Notificação, para quem tem conta ouro ou prata, é enviada pela caixa postal no Gov.br

O governo federal passou a notificar os usuários do Gov.br, por enquanto pessoas físicas, sempre que um certificado digital é emitido em seu nome. Segundo a Secretaria de Governo Digital, o objetivo é aumentar a segurança e o controle dos cidadãos sobre seus dados.

As mensagens personalizadas são enviadas pela Caixa Postal Gov.br e podem ser acessadas tanto pelo aplicativo quanto pelo portal da plataforma. De acordo com Luanna Roncaratti, secretária adjunta de Governo Digital, a medida beneficia os mais de 169 milhões de usuários cadastrados.

“Com um certificado digital, o usuário tem acesso a uma conta Ouro no Gov.br, podendo assinar documentos com validade jurídica, transferir veículos e até abrir empresas. Se houver indício de fraude, as pessoas podem se proteger a tempo”, explica a secretária adjunta da SGD.

Para receber os alertas, é necessário ter uma conta Prata ou Ouro no Gov.br. Quem utiliza o aplicativo ainda recebe notificações push quando uma nova mensagem chega. Segundo Pedro Pinheiro Cardoso, diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização do ITI, a iniciativa representa um avanço na proteção da identidade digital.

“As Autoridades Certificadoras que emitem os certificados, em sua maioria entidades privadas, encaminham essa informação pelo ITI. E é com isso que a gente encaminha para a notificação via Caixa Postal do Gov.br. Assim, se esse cidadão tem conta Gov.br, vai receber um aviso de que foi emitido o certificado de tal tipo, em tal dia”, explica Cardoso.


Ele ainda ressalta que, se o usuário fizer login no Gov.br com certificado digital (e não apenas com senha), a página do ITI exibe informações adicionais sobre o documento.

Botão Voltar ao topo