GovernoInternet

Gov.br marca 100 milhões de assinaturas avançadas e 25 milhões de novas identidades

No Piauí, nova CIN já foi emitida por 33% da população

O governo federal alcançou dois marcos na digitalização de serviços públicos: a emissão de 25 milhões de Carteiras de Identidade Nacional (CIN) e a migração de mais de 100 milhões de contas da plataforma GOV.BR para os níveis prata e ouro. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

A CIN, que substituirá completamente o RG até 2032, já está nas mãos de 25 milhões de brasileiros. O documento unificado, que utiliza o número do CPF como identificador, traz maior segurança com dados biométricos, QR Code para validação e a possibilidade de incluir informações como carteira de motorista e tipo sanguíneo. Além disso, a emissão da CIN eleva automaticamente a conta GOV.BR do cidadão para o nível ouro – o mais alto da plataforma.

Segundo o MGI, os estados de Minas Gerais e São Paulo são responsáveis por cerca de 25% dos documentos emitidos, mas Piauí e Acre estão à frente quando considerada a parcela da população com a nova identidade, 33% e 25%, respectivamente. A emissão da CIN começou em 2022, mas teve um crescimento acelerado a partir do final do 2023, principalmente entre os jovens de até 19 anos.

Com a ajuda dessas 25 milhões de CINs, o GOV.BR registrou em maio que mais de 100 milhões de contas já migraram dos níveis bronze para prata ou ouro, representando 60% dos 167 milhões de usuários ativos.


Botão Voltar ao topo