Gov.br emite certidões do Cadastro Único e Pessoa com Deficiência pelo celular
A partir desta segunda, 16/10, o documento que comprova a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal está disponível no Gov.br e pode ser acessado pelo celular.
“A maior parte dos brasileiros acessa a internet pelo celular. Nada mais justo que as pessoas tenham acesso a este documento pelo Gov.br, em um único local, para usarem sempre que for necessário sem a necessidade de atendimento presencial”, disse o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas.
Caso a pessoa tenha direito ao documento, não será necessário encaminhar nenhuma nova informação para o governo, basta apenas solicitar o download do arquivo direto no portal ou aplicativo. O Gov.br faz a conferência de forma automatizada, não é mais preciso entregar dados que a administração pública já possui.
As informações do Cadastro Único são utilizadas para programas como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Isenção de Taxas em Concursos Públicos, ID Jovem, Carteira do Idoso e Minha Casa Minha Vida.
Outra certidão que também já está disponível no Gov.br é o Certificado da Pessoa com Deficiência. Esta certidão pode ser utilizada por pessoas com deficiência cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e os aposentados por motivo de deficiência. Estes dois grupos reúnem cerca de três milhões de pessoas.
Este documento pode ser utilizado, por exemplo, por pessoas que tiveram a deficiência reconhecida e desejam solicitar Passe Livre para viagens interestaduais. Este serviço garante a pessoas com deficiência, comprovadamente carentes, o acesso gratuito ao transporte coletivo interestadual por rodovia, ferrovia e barco.
Para acessar as duas certidões, é necessário fazer o login no Portal Gov.br, clicando em “Entrar com GOV.BR”. Em seguida, selecionar a opção “Baixar certidões” no menu ou, ainda, utilizar o aplicativo Gov.br.