Gov.br já reúne mais de 63 milhões de contas com reconhecimento facial
Segundo dados do Ministério da Gestão, 146 milhões de brasileiros já estão cadastrados no Gov.br, sendo que 63,4 milhões possuem conta Prata ou Ouro, que exigem reconhecimento facial como forma de confirmação de identidade.
Ainda segundo a pasta, 10 milhões de usuários fizeram essa mudança de nível no primeiro trimestre de 2023. E em março, a plataforma atingiu o marco de 40 milhões de usuários com conta Ouro.
Nesse período, o Banco Central passou a exigir a conta qualificada para o sistema de Valores a Receber, bem como a Receita Federal exige os níveis mais altos para acesso à declaração pré-preenchida do Imposto de Renda.
Segundo o governo, “com os níveis de acesso Prata e Ouro a vantagem é reforçada com a validação de sua identidade para acesso a serviços considerados mais sensíveis, como assinatura eletrônica e prova de vida digital. As identidades Prata ou Ouro exigem maior garantia quanto a autenticação da identificação do cidadão e permiteM interações eletrônicas com os entes públicos com informações protegidas por grau de sigilo”.