Governo

Governadores elegem a tecnologia como prioridade para mudar a gestão pública

Por Suzana Liskauskas

O Estado do Rio de Janeiro terá um sistema de compras customizado para todas as unidades de saúde a partir de 2025. Presente à cerimônia de abertura do SECOP 2024, evento realizado pela ABEPTIC, a associação das entidades estaduais de TI, que acontece nos dias 08 e 09 de agosto. 

Ao participar, o governador de Estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro, firmou um compromisso de colocar em funcionamento integral o primeiro Centro de Inteligência em Saúde no Brasil para que as compras de todos os insumos de todas as unidades tenham compras customizadas. 

“A transformação digital muda paradigmas, muda a forma de olhar a gestão pública”, afirmou Castro. O Governador do Rio de Janeiro também repudiou qualquer desrespeito à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e assegurou que, durante sua gestão, todo o estado é um ambiente confiável em relação à proteção de dados dos cidadãos. 

Castro destacou ainda o salto que o Rio de Janeiro deu em relação ao processo de abertura de empresas. Segundo Castro, o Rio de Janeiro passou da 24ª posição para o segundo lugar em redução de tempo para abertura de empresas pelo segundo ano consecutivo. “Isso se deve ao ambiente digital”, disse.

Também presente à abertura do Secop 2024, Rafael  Fonteles, governador do Estado do Piauí, afirmou ter a meta ambiciosa de tornar o Piauí o estado mais digital do Brasil, com investimentos em tecnologia para equilibrar receita e despesas. Fonteles ainda enfatizou ser fundamental que o Brasil assuma protagonismo na produção de soluções de inteligência artificial (IA).


“Temos que tomar a dianteira no processo de IA para ter produção nacional nessa área. “O choque de digitalização é fundamental para o cidadão ter um serviço melhor, além de contribuir para o equilíbrio fiscal”, afirmou Fonteles, que colocou o Piauí como candidato a sediar a próxima edição do SECOP. 

Durante o evento, o governador do Piauí ressaltou a importância de valorizar o ecossistema de startups e a vocação de servidores públicos do estado para fomentar o ambiente de transformação digital. 

“Criamos uma Política Nacional de Inovação com startups locais, porque valorizamos os diamantes escondidos entre os servidores públicos. Criamos um sistema de recuperação de celulares com startups e estagiários locais. Temos o orgulho de ser o estado que mais emitiu registro civil único”, ressaltou Fonteles.

Wanderlei Barbosa Castro, governador do Estado do Tocantins, destacou o papel da tecnologia no crescimento econômico do estado e do país. Barbosa Castro citou que o Tocantins cresceu 11,1% em 2023, sobretudo em industrialização, e a tecnologia foi a base dessa expansão.

“Já levamos a internet a 600 comunidades remotas em todo o Tocantins. Quilombolas, povos indígenas e outros habitantes de comunidades remotas têm tecnologia disponível para pesquisa, educação e turismo”, afirmou Barbosa Castro.

O governador do Tocantins também destacou o projeto de telemedicina no estado. “Vamos levar esse projeto aos 139 municípios do nosso estado”, disse.

Para Gladson Cameli, governador do Estado do Acre, em 2024 nenhum estado deve ser refém da burocracia. “O Estado de Direito deve estar mais próximo de quem precisa, a população. Quero reafirma nosso compromisso como cidadão. Tecnologia é vida”, preconizou Cameli.

Botão Voltar ao topo