Governo

Governo adota blockchain da Receita Federal na carteira de identidade

O governo federal formalizou o uso da plataforma b-Cadastro, que faz o batimento do CPF por meio de blockchain, como procedimento para expedição das carteiras de identidade em todo o país. 

A medida foi antecipada por esta Convergência Digital, em entrevista do secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas.  “A solução de blockchain permitirá maior celeridade na troca de informações e de atualização da situação do CPF”, disse o secretário. 

Vale lembrar que o governo tem como meta a data de 6 de novembro para que todas as 27 unidades da federação passem a emitir a nova carteira de identidade nacional – o que ainda requer a adesão de 15 estados, inclusive São Paulo. 

O novo documento tem o CPF como número de identificação. E traz um QR code para garantia de autenticidade. “A nova carteira atua como um token. E em cima dela, o mecanismo de autenticação e assinatura é o Gov.br”, destacou Mascarenhas.

GTT


O governo também criou um grupo de trabalho técnico, em princípio com duração de um ano, mas que deverá ser incorporado à Câmara Executiva Federal de Identificação do Cidadão – responsável pela CIN no âmbito federal. 

Esse GTT tem como objetivo “debater questões técnicas, analisar e propor soluções no âmbito do Serviço de Identificação do Cidadão” e é formado por quatro órgãos: Casa Civil, Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão, Ministério da Justiça, Receita Federal.

Botão Voltar ao topo