Governo amplia prazo para órgãos pedirem times de TI
Seleção de projetos para Startup.br vai até 29 de novembro
Os órgãos interessados em participar do Programa Startup GOV.BR vão ter mais prazo para inscrever os seus projetos. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) prorrogou, nesta quinta-feira, 31/10, o prazo para a seleção de projetos a serem incluídos no programa, que agora vai até o dia 29 de novembro. O Startup GOV.BR tem como objetivo apoiar e acelerar a transformação digital de iniciativas do governo federal, beneficiando a população brasileira que acessa os serviços públicos.
“Estamos ampliando o prazo de inscrição para que mais órgãos possam participar do processo de seleção. Utilizamos metodologias ágeis e times multidisciplinares para atuarem nos diversos órgãos federais para atuar como startups, de forma a agilizar projetos estratégicos de transformação digital”, explicou o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas.
Entre os critérios para a seleção de projetos estão o número de beneficiários, o desenvolvimento econômico e social, a economia de recursos e a abrangência nacional. Para a seleção de projetos, o ministério definiu o público-alvo como sendo órgãos do Governo Federal com projetos estratégicos de transformação digital que ainda não dispõem de capacidade para desenvolvê-los plenamente.
No âmbito do programa, a Secretaria de Governo Digital (SGD) disponibiliza ferramentas tecnológicas, orientação metodológica e equipes multidisciplinares de profissionais de tecnologia da informação para atuação nos projetos a serem executados. Os perfis profissionais incluem gestão de projetos, segurança da informação e ciência de dados.
Para encaminhar o projeto para a equipe da Secretaria de Governo Digital (SGD), os órgãos interessados devem seguir as orientações disponíveis no GOV.BR. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com os técnicos da SGD pelo seguinte endereço eletrônico: [email protected]
No momento, existem 22 startups em andamento no programa. Entre os destaques deste trabalho do ministério estão o Porto Sem Papel, o Novo CadÚnico e o FGTS Digital. O programa também já encerrou o trabalho em outras 14 iniciativas, como a que desenvolveu a infraestrutura do Brasil Participativo e que ajudou na priorização de programas para o Plano Plurianual (PPA) 2024-2027.