Governo apresenta LIA, a plataforma de IA, para compras governamentais
Empresários que fornecem bens e serviços ao Executivo federal, pregoeiros, servidores públicos e cidadãos passaram a ter acesso a um novo assistente virtual, a partir desta semana: a LIA (Logística com Inteligência Artificial). Essa nova ferramenta de comunicação é um chatbot – serviço de conversa e interação online por meio de aplicativo de mensagens.
De acordo com o governo federal, um dos diferenciais da LIA é que essa assistente virtual conta com inteligência artificial, ou seja, tem a capacidade de entender o que o usuário quer dizer e de aprender com ele. Isto não ocorre em chatbots baseados em regras, que respondem a partir de palavras-chaves previamente cadastradas.
“A inteligência artificial abre uma nova era nos processos de contratações públicas”, afirmou o secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert. De acordo com executivo, além de promover maior eficiência na alocação de servidores públicos nessa área, o objetivo da LIA também é realizar uma assistência mais ágil e eficaz aos interessados.
A LIA é representada por um carrinho de supermercado estilizado e pode ser acessada na página inicial do Portal de Compras do governo federal, localizado no canto direito inferior da página. Inicialmente, estão disponíveis informações sobre:
– Módulo de gestão de ata de registro de preço;
– Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf)
– Cadastro de reserva em ata de registro de preço;
– Consulta a atas de registro de preços;
– Termos de adesão às licitações.
*Com informações do Ministério da Economia