Governo confirma ‘apagão’ analógico em São Paulo

O grupo de governo, Anatel, teles e emissoras de televisão validou os resultados da pesquisa Ibope em São Paulo e região metropolitana, que indicou pelo menos 90% dos domicílios já preparados para receber os sinais digitais. Com isso, está confirmado o desligamento dos sinais analógicos nesta quarta, 29 de março. 

“Segundo pesquisa Ibope apresentada durante a reunião, 92% dos domicílios da região metropolitana estarão aptos a receber o sinal digital da TV aberta quando do desligamento das transmissões analógicas. Assim, no entendimento do Grupo de implantação da TV Digital, a Grande São Paulo alcançou a marca determinada (…) para o desligamento do sinal analógico”, diz comunicado do Gired. 

A palavra final é do governo, mas com a benção do grupo “técnico”, não há efetivamente motivos para adiar o ‘apagão’ analógico. Tanto que o ministro já tuitou que o desligamento está confirmado. A pesquisa do Ibope indica que nesta quarta, cerca de 92% dos lares serão capazes de continuar vendo TV mesmo com o desligamento. Ainda que haja distinções entre as classes sociais.

Entre os ricos e remediados (A, B e C), o percentual de lares aptos a receber os sinais digitais é de 95% e 94%. Nas classes D e E o percentual é menor, de 82%, ainda que, segundo esses números, os beneficiários do Bolsa Família tenham 91% de domicílios preparados – para os demais programas sociais, o índice medido é de 89%.


Botão Voltar ao topo