
O Ministério das Comunicações publicou nesta terça, 25/2, no Diário Oficial, o credenciamento de seis novos agentes financeiros para o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações. O fundo tem R$ 1,08 bilhão para financiamentos em 2025 – valor que ainda depende da aprovação do Orçamento da União deste ano pelo Congresso Nacional.
Atualmente o principal gestor dos recursos é o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, mas os planos de ampliar e, especialmente, regionalizar a disponibilidade do fundo já vinha sendo defendida pela pasta.
Os novos agentes incluem bancos de fomento da Bahia, Espírito Santo, São Paulo e da Região Sul, além de uma cooperativa e um banco digital. São eles:
Agência de Fomento do Estado da Bahia S/A – Desenbahia, Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo – BANDES, Cooperativa Central de Crédito e Investimento com Interação Solidária – Central Cresol Sicoper, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, Sociedade de Crédito, Financiamento e Investimento Efi S.A, além da Agência de Fomento do Estado de São Paulo S.A. – Desenvolve SP.