Governo

Governo cria diretoria para cuidar da governança e qualidade dos dados públicos

Nova área vai cuidar da qualidade dos dados para uso estratégico na formulação de políticas governamentais.

Um decreto do presidente Lula fez ajustes na estrutura do Ministério da Gestão e a principal novidade é a criação da Diretoria de Estruturação de Dados para Políticas Públicas, desmembrada da antiga Diretoria de Infraestrutura de Dados, com foco no uso estratégico de informações para a formulação de políticas governamentais.

A nova diretoria terá como atribuição principal promover a estruturação de dados em conjuntos temáticos para subsidiar políticas públicas. Entre suas competências estão fomentar a governança, qualidade e segurança dos dados em articulação com outros órgãos federais, apoiar a catalogação e interoperabilidade de informações e contribuir para a personalização de serviços públicos com base em dados estruturados.

A medida reforça a tendência do governo em priorizar a gestão baseada em dados, alinhada com iniciativas de inteligência artificial e eficiência na administração pública.

Com a mudança, a Diretoria de Infraestrutura Nacional de Dados, antes chamada de Diretoria de Infraestrutura de Dados, passa a ter funções mais amplas, incluindo a supervisão da Infraestrutura Nacional de Dados, a proposta de políticas de governança e interoperabilidade e o fomento ao uso ético de inteligência artificial e tecnologias emergentes.

Além disso, o decreto formaliza outras três diretorias já existentes: a Diretoria de Identidade Digital, a Diretoria de Privacidade e Segurança da Informação e a recém-criada Diretoria de Estruturação de Dados para Políticas Públicas.


O texto também traz modificações em processos administrativos, como o aprimoramento da gestão de folha de pagamento no Sistema de Pessoal Civil (Sipec), a integração com a Secretaria do Tesouro Nacional para controle de despesas de pessoal e o fortalecimento da fiscalização de contratos no âmbito do ColaboraGov, com previsão de sanções por infrações licitatórias.

Botão Voltar ao topo