
A Central de Compras do Ministério da Gestão abriu uma Consulta Pública (9/2025) para coletar contribuições sobre a contratação centralizada de firewalls de próxima geração (NGFW). O objetivo é modernizar a segurança de rede em órgãos da administração pública, com equipamentos avançados, gerenciamento centralizado e suporte técnico especializado.
Os interessados podem enviar sugestões até 11 de julho por meio da plataforma Participa + Brasil, onde estão disponíveis os detalhes do projeto, documentos técnicos e critérios da futura licitação.
A solução prevê proteção contra invasões, controle de aplicativos, inspeção de tráfego e gestão unificada, além de suporte 24 horas e capacitação para equipes de TI. O contrato garantirá 60 meses de assistência técnica, incluindo implantação, migração e manutenção contínua.
A consulta não menciona o valor estimado, que também vai depender de quantos órgãos vão ingressar na contratação. Mas há pelo menos outro dois editais para a compra de firewall de nova geração já está na praça, um deles aberto pelo Ministério da Defesa para o Hospital das Forças Armadas, em Brasília, com compra é estimada em R$ 994 mil. Já o Ministério Público da União estimou contratação semelhante em R$ 773 mil.