Governo seduz usuário de carteira digital de identidade com conta ouro no Gov.br
A nova Carteira de Identidade Nacional facilita o acesso a serviços públicos digitais ao servir como caminho para criação de conta nível Ouro no Gov.br.
A partir do recebimento do documento impresso, é possível acessar o aplicativo do Gov.br para baixar a CIN em formato digital e mudar o nível da conta. O primeiro passo é selecionar a opção “aumentar nível”. Com o documento em mãos, basta usar o aplicativo para ler o QR Code impresso na CIN e realizar o reconhecimento facial.
Em 19 unidades da federação, a nova CIN já é o único documento sendo emitido: Acre, Amazonas, Rondônia, Alagoas, Ceará, Maranhão, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Além desses, Espírito Santo, São Paulo, Sergipe, Pará e Pernambuco já aderiram. Faltam Amapá, Bahia e Roraima.
Até aqui, cerca de 6,5 milhões de novos documentos já foram emitidos, segundo o Ministério da Gestão.
Para inserir a CIN Digital na carteira de documentos no aplicativo, o processo é similar ao que já ocorre com a Carteira Nacional de Habilitação. Após o login, vai aparecer o ícone ‘Carteira de documentos’ na tela inicial, bastando clicar no botão ‘+’, escolher ‘Carteira de Identidade’ e ir em “Adicionar Documento’ para ter a CIN Digital adicionada.
“No futuro, vamos conseguir atender às necessidades dos cidadãos em áreas como saúde, educação e trabalho, pois será possível o acompanhamento de todo o ciclo de vida”, diz o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. Com a CIN, todas as políticas públicas verão o mesmo dado oficial de identidade do cidadão.