O governo federal quer reunir ainda neste fevereiro uma primeira leva de integrantes do renascido Comitê Interministerial para a Transformação Digital, ou CITDigital, uma espécie de conselho consultivo sobre o tema que combina integrantes do Executivo e representantes do mercado e da sociedade.
O CITDIgital, que teve uma primeira encarnação em 2018, renasceu com o Decreto 12.308, em dezembro último, como resposta a uma demanda apresentada pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.
O pleito era, na verdade, para uma secretaria especial ligada diretamente à presidência, na linha de um órgão acima dos demais ministérios, uma espécie de Casa Civil do digital, mas ficou com caráter consultivo para políticas públicas destinadas à transformação digital.
Pelo governo, estão no CITDigital a Casa Civil, que lidera, e os ministérios de Ciência & Tecnologia, Comunicações, Desenvolvimento, Fazenda, Gestão, Justiça e a Secretaria de Comunicação da Presidência da República.
Esse primeiro encontro deve reunir apenas integrantes do governo, embora ainda não tenham sido formalizadas nomeações dos integrantes. O assunto foi cobrado durante reunião da comissão de tecnologia, inovação e transformação digital do Conselhão na semana passada.
A ideia é que com o início dos trabalhos, o governo receba nomes e indique os representantes especialistas e com notório saber da comunidade científica, da sociedade civil e do setor produtivo. Ao menos para o setor produtivo, a proposta é avançar no conjunto de medidas propostas pelo Plano Brasil Digital 2030+.