
O Ministério da Gestão oficializou nesta quinta, 4/9, a autorização para nomear mais 182 Analistas em Tecnologia da Informação (ATI), reforço estratégico para a agenda de transformação digital do governo federal. A nova leva de nomeações foi antecipada por esta Convergência Digital.
As nomeações foram publicadas nas Portarias nº 7.455 e nº 7.456, que autorizam a posse de 1.316 aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Além dos analistas de TI, também foram chamados 855 Auditoras e Auditores-Fiscais do Trabalho (AFT) e 279 Analistas de Infraestrutura (AIE).
Segundo o Ministério da Gestão, o reforço em nomeações de analistas de TI será fundamental para acelerar projetos como a Rede Go.BR, a ampliação da oferta de serviços digitais à população, o fortalecimento da segurança cibernética e a integração tecnológica entre União, estados e municípios. No começo de agosto, o governo já nomeara 226 aprovados para o cargo.
Já os analistas de infraestrutura terão papel decisivo no planejamento e na execução de grandes obras públicas, enquanto os novos auditores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) vão ampliar a capacidade de fiscalização trabalhista, com impacto direto no combate ao trabalho escravo, ao trabalho infantil e às irregularidades no mercado de trabalho.
Com a medida, o governo busca reforçar áreas estratégicas para modernização do Estado e proteção de direitos, unindo tecnologia, infraestrutura e fiscalização em um mesmo movimento de fortalecimento da administração pública.