Governo

INSS/Dataprev voltam a funcionar com a troca de roteadores IP da Telebras

Os serviços do INSS e da Dataprev – que ficaram fora do ar desde quinta-feira, 23/03, foram reativados no domingo, 26/3, às 16h30, depois de um trabalho que mobilizou mais de 30 pessoas da Telebras. Os sistemas pararam por falhas de hardware em dois roteadores de grande porte no Backbone IP – um no Rio de Janeiro e outro em São Paulo . 

“Foi um efeito dominó. As falhas aconteceram, tentamos a troca de placa, mas os roteadores não voltaram com o desempenho que tinham de ter. Fizemos, então, a troca deles. São roteadores que, normalmente, levam um mês e meio para serem trocados. Mas fizemos com a emergência necessária para ter os sistemas funcionando nesta segunda-feira”, contou ao Convergência Digital o CTO da Telebras, Luis Fernando de Freitas Assumpção. 

A Telebras, aliás, já está em processo de migração desses roteadores de grande porte depois de uma licitação orçada em R$ 160 milhões. “São 80 roteadores que serão trocados. A migração começou em 2020 e deverá ser finalizada em 2024. Este ano, nosso planejamento é trocar cerca de 30 roteadores. Não é uma migração simples. Exige uma equipe de seis engenheiros e leva, em média, um mês e meio para acontecer”, detalhou Assumpção.

Ele descartou, como foi colocado pelo Convergência Digital, qualquer falha na rede SD-WAN, recém-contratada e que tem o INSS como primeiro grande cliente. “A rede SD-WAN se manteve estável porque tem uma topologia de rede mais eficiente e terá redundância terrestre e satelital. Dos 1.685 pontos previstos no projeto do INSS, cerca de 400 já foram instalados. Asseguro que não tivemos problema na rede SD-WAN”, sustentou o CTO da Telebras.

Indagado sobre a angústia de deixar um serviço como o do INSS sem funcionar, Luis Fernando de Freitas Assumpção disse que foram quatro dias de muito trabalho e de uma mobilização sem igual das equipes de operação e engenharia da Telebras, do INSS, da Dataprev e dos fornecedores, em especial da própria Cisco.


“Sabemos do impacto que tem para o cidadão o INSS ficar sem funcionar. Mas uma falha de rede é imprevisível. Outras operadoras já tiveram falhas desse porte. Mas houve a participação de toda a Telebras para acelerar o prazo de correção do problema. Hoje (segunda, 27/3) tivemos uma reunião com INSS e Dataprev e tudo foi normalizado”, completou aliviado o CTO da Telebras.

A normalização dos serviços foi confirmada pelo INSS em nota oficial ao Convergência Digital. Segundo o Instituto “houve uma instabilidade na rede de internet da sexta-feira (24) que afetou o atendimento presencial de algumas agências do INSS. O problema já foi sanado pela Telebrás. Quem por ventura não conseguiu ser atendido, teve o agendamento remarcado para a data mais próxima”.

Botão Voltar ao topo