A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, RNP, anunciou Lisandro Zambenedetti Granville como novo diretor-geral, com mandato executivo entre 2025-2029.
Granville, atualmente diretor-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da RNP, foi escolhido no novo processo de seleção da entidade, com lista tríplice de candidatos para a decisão do Conselho de Administração (CADM).
Doutor em Ciência da Computação pelo Instituto de Informática (INF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde é professor, Lisandro Granville é representante da comunidade científica no Comitê Gestor da Internet (CGI.br), integra IEEE e IETF e foi presidente da Sociedade Brasileira de Computação.
Ele assume no lugar de Nelson Simões, que é diretor-geral da RNP desde 2002, quando a RNP se tornou organização social com contrato de gestão com o Ministério de Ciência e Tecnologia, e liderou a estruturação e ampliação da entidade, então uma rede de 200 Mbps em 10 estados e DF, em uma rede nacional de 300 Gbps. A Posse do novo diretor-geral deverá ocorrer em 1ª de abril de 2025.
Segundo a RNP, “essa mudança abre um novo ciclo de gestão e foi fruto do trabalho dedicado do Conselho de Administração da RNP para atender ao processo estatutário de forma planejada, transparente e orientado à estratégia futura, ao alinhamento à cultura organizacional e às competências profissionais de seus colaboradores e partes interessadas, nosso maior ativo”.