GovernoTelecom

MCom assume gestão e Telebras é confirmada para conectar 4 mil escolas via satélite

Governança dos recursos do 5G passou da Anatel para o Ministério das Comunicações

A Telebras foi oficialmente confirmada como fornecedora de internet via satélite para 4.174 escolas públicas localizadas em regiões onde a fibra óptica não chega. O contrato, firmado no âmbito do projeto Aprender Conectado, será assinado nesta quarta, 2/7, no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), em Brasília. A iniciativa visa levar conexão de alta velocidade a cerca de 200 mil alunos, promovendo inclusão digital e reduzindo desigualdades no acesso à educação.

A parceria, conduzida pela Entidade Administradora da Conectividade de Escolas (Eace), integra a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (ENEC), que tem como meta conectar 38 mil instituições de ensino até o fim de 2026. Segundo Flávio Santos, diretor-geral da Eace, a escolha da Telebras é estratégica para garantir acesso em áreas remotas. “Essa parceria é fundamental para que nenhuma escola fique para trás. Em muitas regiões, o satélite é a única opção viável”, afirmou.

O contrato é a conclusão de um processo que culminou na reestruturação da Eace, com a redução do papel das operadoras privadas vencedoras do leilão do 5G e transferência da Anatel para o Ministério das Comunicações sobre a governança dessa estrutura que opera os recursos para a conexão das escolas.

Até o fim de junho, o Aprender Conectado já havia levado internet a 4 mil escolas por meio de fibra óptica. Os novos contratos ampliam o alcance do programa, que surgiu a partir de recursos do Edital do 5G, com investimentos de R$ 3,1 bilhões para conectar escolas públicas em todo o país.


Botão Voltar ao topo