NEC substitui cartão pelo reconhecimento facial nos ATMs bancários
Um sistema de reconhecimento facial voltado a garantir maior segurança na identificação e autenticação de transações bancárias, com a leitura eletrônica do rosto para liberação de operações em caixas eletrônicos. Esta foi a solução apresentada pela NEC durante o Futurecom 2018, que aconteceu de 15 a 18 de outubro, em São Paulo.
“O principal motivo do uso do reconhecimento facial nos caixas eletrônicos é prover uma segurança maior para o cliente. Hoje em dia, para sacar dinheiro, fazer transferência, há autenticação via senha. O uso de reconhecimento facial permite uma segurança maior nesse tipo de transação. Consegue autenticar com o próprio rosto, com a biometria”, explicou o gerente de Soluções Biométricas da NEC, Rafael Garcia Vida.
A operação é simples. Ao chegar no caixa eletrônico, o cliente solicita a opção desejada e aparece um QR Code na tela. Isso aciona o celular do cliente, sendo por meio do próprio dispositivo móvel que a autenticação por reconhecimento facial é feita, liberando imediatamente o prosseguimento da operação no caixa eletrônico. Assistam à entrevista.