
O Gov.br alcançou a marca de 80 milhões de brasileiros com conta de nível Ouro, a modalidade mais segura da plataforma de serviços digitais do governo federal. No total, são 173 milhões de usuários em todo o país.
A conta Ouro é obtida com a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), que já atingiu a marca de 45 milhões de documentos, ou pelo reconhecimento facial, com base nos dados da Justiça Eleitoral, ou pelo uso de Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil.
Esse perfil permite assinatura digital com validade jurídica, abertura de empresas e transferência de veículos, além de serviços amplamente utilizados como Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito.
“As pessoas estão buscando proteger a sua conta no Gov.br, e isso é muito importante porque é uma ferramenta que possibilita uma assinatura digital com validade jurídica, a abertura de empresas e a venda de veículos”, afirmou o secretário de governo digital, Rogério Mascarenhas.
Desde o ano passado, o próprio sistema do Gov.br passou a incentivar a ativação do segundo fator de autenticação. Usuários com conta Ouro são convidados a habilitar a verificação adicional no momento do login pelo aplicativo. Caso a ativação seja adiada, o sistema envia avisos por e-mail ou SMS e renova a recomendação nos acessos seguintes. Atualmente, 55% dos usuários com conta Ouro já utilizam a V2F.





