Inteligência Artificial, o estado de Pernambuco faz em casa e cede a propriedade intelectual para outros estados e para o governo Federal. Assim aconteceu com a IA Liz, que cria conteúdos em textos, imagens e vídeos aplicando técnicas de linguagem simples na revisão de textos, a fim de facilitar o entendimento da população sobre como obter os serviços públicos.
“Moramos em um país que não tem letramento digital como gostaríamos. Até 15 dias atrás, a carta de serviços digitais do governo de Pernambuco não era simples para o cidadão. Agora é e muito por conta do uso da Inteligência Artificial”, conta à CDTV, do portal Convergência, o presidente da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI-PE), Allan Araújo, que participou do Tech Gov Fórum PB, organizado pela Network Eventos, em João Pessoa, nos dias 12 e 13 de novembro.
A cessão da IA desenvolvida em casa aos outros estados e à Secretaria de Governo Digital, do Ministério da Gestão e Inovação, é explicada de forma concisa: “Queremos ir além de Pernambuco. A IA precisa de cooperação para avançar no Governo. E estamos fazendo isso”, detalha Araújo.