Portal de compras públicas terá acesso simplificado para fornecedor
O Ministério da Economia quer ampliar as funcionalidades do Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP). Como explica o secretário de Gestão, Cristiano Heckert, também presidente do Comitê Gestor da Rede Nacional de Contratações Públicas, o objetivo é facilitar a participação de qualquer fornecedor.
“O Portal Nacional de Contratações Públicas já é um instrumento de transparência para a sociedade, mas existem outras funcionalidades previstas, como o Registro Cadastral Unificado, que será uma grande revolução para o mercado fornecedor”, disse Heckert. “Com esta nova ferramenta digital, será necessário somente um cadastro para participar de todas as licitações realizadas no Brasil, o que simplificará para todos os empresários que vendem para a Administração Pública”, complementou.
Lançado em agosto deste ano, o PNCP tem o objetivo de ser a plataforma eletrônica oficial para a divulgação centralizada e obrigatória de processos licitatórios. Segundo o secretário, no futuro o Portal também será a ferramenta para a realização das licitações e para a gestão de contratos em todo o Brasil. Por isso, a gestão da solução é de responsabilidade do Comitê Gestor da Rede Nacional de Contratações Públicas, que conta com representantes do Executivo, Judiciário, Legislativo, estados e municípios.
Até o momento, a solução já conta com mais de 4 mil avisos de contratação e mais de 1 mil contratos divulgados. Além disso, 61 soluções tecnológicas de compras públicas já estão cadastradas e, portanto, aptas a inserir dados para divulgação.
* Com informações do ME