
O nome mais cotado para assumir o ministério das Comunicações agora é o do presidente da Telebras, Frederico de Siqueira Filho, aliado do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil). A solução seria mais técnica até para desfazer o clima azedo que ficou com a recusa de Pedro Lucas Fernandes, também do União Brasil, ao cargo. Até o momento, porém, não houve confirmação oficial pelo governo Lula.
Mas nos bastidores da política surgem rumores que Pedro Lucas Fernandes teria sido indicado para que Juscelino Filho,que estava à frente do Ministério e saiu depois de ser indiciado pela Polícia Federal, pudesse voltar à Câmara como líder do partido.
Frederico Siqueira assumiu a Telebras em maio de 2023. Até então, Siqueira estava à frente da diretoria de Vendas Corporativas para o Governo na Oi Soluções, onde liderava o time comercial no Norte e Nordeste. Ao todo, sua trajetória na operadora soma mais de 20 anos.
Ainda na Oi, o novo presidente da Telebras também atuou como diretor de Relações Institucionais, entre 2008 e 2018, e gerente de canal de vendas empresariais, entre 2002 e 2008.
Siqueira é graduado em engenharia civil pela Universidade de Pernambuco e atua há 26 anos no setor de Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Como presidente da Telebrás ampliou as parcerias privadas e costurou parcerias na área de satélite, mas não avançou com a Starlink, de Elon Musk.