GovernoInovaçãoMercado

Reforma Tributária: Estados montam força-tarefa com 1200 pessoas para construir sistema de TI

"Tudo está sendo feito do zero por estados e municípios para o fim do ICMS e a criação do novo IVA. E esse sistema única via exigir TI massiva", afirmou o secretário de Fazenda do Governo de Minas Gerais, Luis Claudio Gomes.

Inova 2025 - 7ª Semana de Inovação

O secretário de fazenda do Governo de Minas Gerais, Luis Claudio Gomes, revelou que o novo sistema da reforma tributária exige TI massiva e mobiliza os governos de estado e municípios.

“Temos 1200 pessoas trabalhando por esse sistema que é dos estados e dos municípios. O nosso vai conversar com o do governo federal, feito pelo Serpro, mas será só dos Estados. Ele está sendo feito do zero. Afinal o novo IVA vai matar o ICMS, que é nossa principal fonte de receita”, contou em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, durante a sua participação na 7ª Semana de Inovação, Inova 2025, realizada pela Prodemge, com organização da Network Eventos, em Belo Horizonte.

Gomes admitiu que o sistema da reforma tributária será o maior desafio das últimas décadas, uma vez que o ambiente vai rodar 1,4 trilhão de reais por ano. “Nosso sistema está sendo pensado do atendimento até a criação e guarda dos documentos fiscais”, observou.

No dia a dia da secretaria de Fazenda de Minas, Luis Claudio Gomes admitiu que a inteligência artificial muda a rotina. “Mas a inovação está sendo traduzida por nós como produtividade. Nós precisamos ser mais rápidos e, principalmente, mais eficientes no atendimento ao cidadão”, relata.

O primeiro ato na jornada da inovação foi a contratação de 90 auditores especializados em TI. “Eles estão gastando menos tempo com atividades rotineiras usando a IA e parando para pensar e desenvolver”, acrescenta. Assista a íntegra da entrevista com o secretário de Fazenda do governo de Minas Gerais, Luis Claudio Gomes.


Botão Voltar ao topo