
O Serpro modificou o aplicativo da CNH Digital após as mudanças nas regras como o fim da obrigatoriedade de autoescola no processo de formação de condutores e já registra aumento no número de primeiras habilitações, renovações, cursos e exames teóricos e práticos realizados na plataforma digital da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), do Ministério dos Transportes.
Desde dezembro, a CNH do Brasil contabiliza mais de 300 mil primeiras habilitações emitidas e mais de 685 mil renovações. A ampliação do uso da plataforma acompanha a digitalização do processo de habilitação e a adaptação dos sistemas ao novo modelo de prestação do serviço público.
Dados do Ministério dos Transportes indicam crescimento ao longo da jornada de habilitação quando comparados janeiro de 2025 e janeiro de 2026. O número de pessoas que concluíram cursos teóricos passou de 196,7 mil para 824,4 mil no período. Os exames teóricos aumentaram de 171,2 mil para 225,4 mil. Os cursos práticos passaram de 328 mil para mais de 400 mil, enquanto os exames práticos subiram de 291 mil para mais de 323 mil aplicações.
O aumento do volume de acessos e transações elevou a complexidade operacional da plataforma digital, exigindo monitoramento contínuo da infraestrutura tecnológica e capacidade de absorver picos de demanda em diferentes etapas do processo de habilitação. A operação envolve validações legais e o tratamento de dados pessoais, o que demanda controle permanente de segurança da informação, integridade e rastreabilidade dos registros.
Para sustentar o crescimento da plataforma, o Serpro implementou, no fim de janeiro de 2026, uma alteração no fluxo da primeira habilitação. A integração que registra a conclusão do curso teórico no Registro Nacional de Carteira de Habilitação passou a ser feita diretamente na plataforma educacional, eliminando a necessidade de o usuário retornar ao aplicativo para concluir essa etapa.





