O Serviço Federal de Processamento de Dado – Serpro – concluiu a implementação de um projeto inédito com a Amazon Web Services (AWS) para oferecer serviços de nuvem híbrida a órgãos públicos brasileiros. A solução, baseada no AWS Outpost, foi customizada para operar como plataforma multicliente dentro do datacenter da empresa pública – um modelo sem precedentes globais.
“O Outpost foi concebido para ser extensão da nuvem de um único cliente. Nós o transformamos em serviço compartilhado para múltiplas instituições governamentais”, explicou Gildo Bairros, arquiteto de nuvem do Serpro, ao participar do Simpósio de Setor Público da AWS, em Brasília. “Para implementar, envolveu desafios de negócio, modelar ofertas, toda a segurança, facilities, plataforma. É o primeiro caso no mundo de Outpost comercializado dessa maneira, portanto a gente teve que criar várias coisas.”
A adaptação exigiu meses de trabalho conjunto com a AWS, desde a instalação física dos racks em outubro de 2024 até a primeira migração de clientes em janeiro deste ano. Atualmente, seis órgãos já utilizam a plataforma.
“Ao invés de eu ter que instalar um banco de dados e pensar na infraestrutura dele, memória, e fazer toda a gestão de implantação daquele banco de dados, eu quando uso um serviço gerenciado, aquilo está pronto. A gente chama isso de plataforma como serviço. Eu apenas crio aquele serviço e ele está disponível. Então eu vou ganhar eficiência operacional, performance, desempenho, otimização de custos, porque eu vou ter que precisar de menos gente administrando aquele serviço. Então isso é um grande ganho que a gente consegue escalar a oferta de entrega de serviço muito mais rápido”, disse Bairros.