
O Serpro aproveita a Marcha dos Prefeitos, ou XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorre entre 19 e 22 de maio na capital federal, para conquistar novos clientes em um programa que oferece dois anos de serviços digitais gratuitos para cidades com menos de 30 mil habitantes.
Lançado em fevereiro deste ano, o programa já conta com 440 municípios cadastrados e tem como objetivo modernizar a gestão pública municipal por meio da digitalização de serviços. “Queremos democratizar a transformação digital, levando serviços à população por meios digitais como smartphones, eliminando filas e burocracias. Mais tecnologia significa mais eficiência para os gestores e melhor qualidade de vida para os cidadãos”, afirmou Alexandre Amorim, presidente do Serpro.
Após a inscrição, as prefeituras têm até três meses para ativar as ferramentas mais adequadas às suas necessidades. As soluções oferecidas se organizam em três áreas principais: serviços digitais, comunicação e segurança da informação.
No eixo de serviços digitais, o portal Cidades.gov.br permite aos cidadãos agendar e acompanhar serviços municipais, enquanto os gestores públicos recebem ferramentas de apoio à administração municipal. A área de comunicação oferece soluções em nuvem como e-mail seguro, portais eletrônicos personalizáveis e serviços de streaming, além de opções de conectividade segura hospedada nos datacenters do Serpro.
Já a segurança da informação inclui assinatura digital de documentos com validade jurídica, certificação em nuvem no padrão ICP-Brasil, criptografia avançada e sistemas para gerenciamento de fluxos de assinaturas. Todas as soluções ficam disponíveis gratuitamente por 24 meses, proporcionando economia aos cofres municipais e ganhos de eficiência na gestão pública.