Serpro recebeu mais de 400 GB de declarações do Imposto de Renda 2024
O Serpro e a Receita Federal afirmam que houve um recorde de entregas de declarações do Imposto de Renda com um total que superou 42,4 milhões de declarações, contra 41,2 milhões em 2023. Apenas neste último dia, foram mais de 3,2 milhões de documentos enviados à Receita, revelou balanço divulgado pelo governo.
A utilização da declaração pré-preenchida saltou de 7% para 25% de 2022 para 2023 e, em 2024, atingiu mais de 40% das declarações entregues. Neste ano, ao menos 17,1 milhões deste conjunto de informações previamente consolidadas pela Receita foi fornecido aos contribuintes, o que envolve dados de 51 milhões de pessoas, ao se incluir os dependentes. São mais de 400 GB de declarações.
“É um número que, provavelmente, vai aumentar ainda mais ano que vem por ser uma solução muito prática, muito fácil. Fazer declaração não é uma tarefa tão elementar, mas a pré-preenchida facilita em muito o preenchimento. As informações já vão para os campos corretos e a pessoa não tem que ficar digitando”, enalteceu o supervisor nacional do IRPF, José Carlos Fonseca. “A única exigência é que a pessoa possua uma conta GOV.BR de nível ouro ou prata. A inovação tem caído no gosto da população, que acaba tendo essa facilidade maior e evita os erros que o preenchimento manual poderia trazer”, complementou.
A Sala de Acompanhamento IRPF, que em 2024 reuniu cerca de 220 profissionais, representa o ponto vital de um ano de trabalho de diversos times e especializações, o que inclui otimizações e também ajustes preventivos de infraestrutura. Isso permite o acompanhamento de indicadores e métricas, por meio dos painéis, tornando-se mais um ganho de qualidade e segurança para o serviço.
O presidente do Serpro, Alexandre Amorim, celebrou a atuação conjunta entre a estatal de Ti e a RFB. “O Serpro se prepara todos os anos de forma muito cuidadosa, com uma equipe dedicada, para o melhor atendimento à Receita Federal, buscando sempre garantir que todo o período do IRPF ocorra sem contratempos, assegurando a disponibilidade e resiliência dos serviços críticos para milhões de contribuintes brasileiros”, declarou Amorim.
A diretora de Desenvolvimento do Serpro, Ariadne Fonseca, também ressaltou a agilidade da empresa na adequação tecnológica às necessidades das pessoas impactadas pela tragédia no Rio Grande do Sul. “Destaque aos implementadores, às equipes técnicas que, em tempo recorde, fizeram as adaptações necessárias para que a população gaúcha pudesse ter o seu prazo de entrega de declaração prorrogado, assim como a antecipação da restituição do imposto de renda”, afirmou. A Receita adiou o prazo dos contribuintes do estado atingido pela tragédia para 31 de agosto.