Servidores de agências reguladoras param amanhã, 31 e dia 01 de agosto
![](https://convergenciadigital.com.br/wp-content/uploads/2023/07/greve.jpg)
Os servidores das agências reguladoras, representados pelo Sinagências, decidiram manter a paralisação geral e nacional marcada para os dias 31 de julho e 1º de agosto está mantida, inclusive na Anatel. Na ocasião, serão afetados os serviços realizados em portos e aeroportos; a outorga de novos empreendimentos de geração e transmissão de energia elétrica; outorgas e autorizações para novos empreendimentos de mineração; fiscalização de transporte rodoviário regular e clandestino de passageiros, entre outros.
De acordo com o Sinagências, o governo apresentou uma proposta “relativamente melhor”. Na prática, o governo ofereceu:
- Aumento de 13,4% para 14,4% no total para os servidores que compõem o Plano Especial de Cargos (PECs) para os anos de 2025 e 2026.
- Para os servidores de carreira, a progressão oferecida foi de 21,4% para 23%, também aplicável aos anos de 2025 e 2026.
- Salário de Entrada: Não haverá redução no salário inicial dos servidores.
- Incorporação da ANM: Com a assinatura da proposta oferecida, a ANM será integrada à tabela de agências reguladoras.
Na quarta-feira, 1º de agosto, o Sinagências promoverá uma reunião virtual e informativa com os filiados e não-filiados para um amplo debate sobre o que foi apresentado pelo governo na 5ª Mesa da regulação, além de avaliar os próximos passos da mobilização. Após essa reunião, o sindicato convocará uma assembleia geral para que os servidores decidam se aprovam ou rejeitam a nova proposta do governo.