GovernoTelecom

Telebras: Estado vai pagar o novo satélite geoestacionário previsto para 2029

"Negociação com Starlink travou", disse o presidente da estatal, Frederico de Siqueira Filho.

A Telebras anunciou a retomada do projeto do segundo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) em 2025. A estatal informou que espera que até 2029 o segundo satélite geoestacionário brasileiro esteja pronto para entrar em órbita.

Ao participar do Tech Fórum Gov da Paraíba, nesta quarta-feira, 13/11, o presidente da estatal, Frederico de Siqueira Filho, disse à CDTV, que o projeto não é da Telebras, mas, sim, um projeto do Estado. “O SGDC tem vida útil que se encerra daqui a sete anos. Neste momento estamos entendendo qual é a melhor tecnologia para o Brasil. Queremos lançar o segundo satélite em um período de quatro anos”, contou.

Indagado sobre os recursos para o novo satélite geoestacionário, Frederico Filho disse que o novo SGDC será pago pelo Estado. “Repito, não é um projeto da Telebras. É do Estado”. Com relação aos satélites de baixa órbita, o presidente da estatal admitiu que a negociação com a Starlink, de Elon Musk, travou, e o governo avançou com outras empresas. “Estamos nesse momento entendendo o melhor projeto, a melhor tecnologia e o melhor custo para o Estado brasileiro”. Assista a entrevista com Frederico Siqueira Filho.

Botão Voltar ao topo