Governo

Telebras procura IaaS para turbinar serviços de nuvem na rede privativa de governo

A Telebras abriu uma RFP em busca de parceria de infraestrutura como serviço (IaaS), de olho em turbinar a oferta de serviços de nuvem por meio de seus datacenters e rede nacional, associada à responsabilidade de tocar a rede privativa de comunicações do governo federal e ampliar o portfolio de nuvem. 

“Ao combinar as capacidades de datacenter da Telebras com a expertise de parceiros fornecedores de IaaS, a empresa cria uma proposta de valor única para o mercado governamental, que integra alta capacidade, segurança e flexibilidade, posicionando a Telebras como uma importante fornecedora em soluções de infraestrutura para o governo”, sustenta a estatal. 

Segundo a RFP, como a oferta prescinde de um serviço de rede da Telebras, esta pode ocorrer usando todas as soluções disponíveis. Contudo, a preferência de conectividade será por oferecer um link dedicado em função das premissas que envolvem a ‘Rede Privativa de Governo’, atribuição da Telebras. 

A estatal tem um data center Tier IV, em Brasília, e outros quatro de Tier III, no Rio de Janeiro, Campo Grande (MS), Salvador (BA) e Florianópolis (SC). Ainda segundo a RFP, caberá à Telebras o fornecimento de circuitos entre seus data centers e os clientes ou até o ponto de entroncamento com a solução ofertada; a disponibilidade de rack energizado em cada data center, com segurança, climatização e controle de acesso; e a comercialização de circuitos com serviço de valor adicionado de IaaS para seus clientes.

Além da solução de IaaS, o fornecedor deverá complementar, se necessário, a estrutura de conectividade; emitir cobranças on demand sem investimentos prévios previstos pela estatal; e trazer leads para a empresa.


“O mercado de governo está evidenciando uma crescente necessidade de soluções de infraestrutura escaláveis e flexíveis, principalmente nos projetos de Governo Digital. Uma oferta de IaaS, complementando a solução já existente de Backup as a Service, atende diretamente a essa demanda, permitindo que entidades governamentais tenham acesso a recursos conforme a necessidade, sem os custos e complexidades associados à manutenção de infraestrutura própria”, diz a estatal. 

As propostas devem abranger ainda as camadas de armazenamento (storage), servidores, virtualização, sistemas operacionais, midleware, runtime e serviços relacionados à gestão de bancos de dados, para compor a oferta atual da empresa em soluções de TIC para entidades governamentais. Os interessados devem apresentar propostas pelo email gestaodeparcerias@telebras em até 18 meses

Botão Voltar ao topo