O Convergência Digital estará em recesso entre os dias 20/12 e 07/01. A cobertura jornalística diária nesse período funcionará em regime de plantão. A equipe do portal deseja a todos os seus leitores e parceiros um ótimo Natal e um feliz 2026!

Governo

Serpro vai entrar em greve. TST adia mediação

Tribunal ainda vai definir nova data para mediação com trabalhadores.

Os trabalhadores do Serpro decidiram manter para esta terça, 27/8, a greve nacional aprovada em assembleias nos 11 estados onde a estatal de TI tem unidades.

“A greve está mantida. Todo o rito foi respeitado. Publicamos o edital com 72 horas de antecedência. E eu mesmo oficiei a empresa no dia 21. Vamos entrar de greve amanhã e se tiver de ir para o TST, vamos para o tribunal em greve”, afirma o secretário geral do Sindpd-DF, Milton Pantuzzo.

Na semana passada, a direção do Serpro acionou o Tribunal Superior do Trabalho em busca de mediação. Uma reunião com a empresa foi realizada ainda na quinta, 22/8.

A direção do Serpro não quis comentar sobre a mediação no TST.

A própria estatal chegou a comunicar os empregados que a reunião deles com o TST estava prevista para esta segunda, 26/8. Mas essa notificação só veio na tarde de sexta-feira.


“Só fomos notificados pelo TST na sexta-feira, às 13 horas. Conversamos com o tribunal, tudo foi entendido, mas uma nova data ainda não está definida pelo TST”, diz Pantuzzo.

Os servidores querem reposição da inflação pelo INPC e 5% de ganho real. O Serpro oferece IPCA (3,23%) e 1% de ganho real, o que significa aumento de 4,23%

O aumento da participação da empresa de 34% para 70% no custeio do plano de saúde, a rediscussão do regime de teletrabalho e o adicional por tempo de serviço a novos funcionários também estão na pauta.  

A greve foi aprovada em assembleias em Pernambuco, Distrito Federal, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Santa Catarina, Ceará, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Botão Voltar ao topo