Viasat define projeto para vender Internet nas áreas mais remotas do Brasil

Com a bagagem de quatro anos vendendo internet via satélite em áreas rurais do México, a Viasat afirma ter estudado de perto o mercado brasileiro para oferecer acesso de qualidade por valores que caberão no bolso mesmo de regiões menos prósperas do país. Segundo a vice-presidente da empresa, Lisa Scalpone, a banda Ka do satélite da Telebras permitirá conexões de 25 Mbps, com foco inicial nos programas de inclusão digital, mas também ofertas comerciais.

“A tecnologia de satélites deu grandes saltos nos últimos anos, e especialmente com o SGDC, o satélite lançado pela Telebras, que tem grande velocidade, de 25 Mbps, é bom para banda larga em escolas e muitos outros usos. É muito diferente de versões anteriores de satélites. Mas este é um primeiro passo para conectar todo o Brasil. E não é simplesmente para quem não tem nada, porque é um serviço excelente”, afirma a executiva.

A empresa promete ofertas a partir de R$ 2 por hora no que chama de WiFi Comunitário, algo como uma lan house via satélite. “Temos controle sobre o preço final e queremos garantir que será justo, que as pessoas serão capazes de pagar e que vão aproveitar internet de qualidade. O que é diferente na Viasat é ser a única empresa no mundo que realmente faz tudo, desde construir satélites até entregar o serviço ao usuário final. E por entendermos a experiência do usuário, sabemos como deixar as pessoas satisfeitas.”

Segundo ela, a experiência no México ajuda, mas a Viasat veio estudar o Brasil de perto. “Não há uma solução perfeita para todos. Nós avaliamos o que cada país precisa, em cada área, em cada cidade. Então nós analisamos as áreas separadamente. Em algumas teremos escolas e hospitais que precisam banda larga, e sabemos que cerca de metade das escolas rurais do Brasil não possuem conectividade. Naquelas escolas que têm, a velocidade é inferior a 2 Mbps. Mas também avaliamos se a cidade pode se beneficiar do WiFi Comunitário. Se a praça da cidade precisa ser conectada, a rua principal. Se as pessoas em suas casas ou em seus pequenos negócios precisam. E suportamos cada comunidade de sua própria maneira.


Botão Voltar ao topo