Bradesco lança quarta edição do programa inovaBra startups
O Bradesco colocou no ar a quarta edição do inovaBra startups, programa de inovação aberta que dá a oportunidade para as startups trabalharem com clientes reais, testarem soluções na prática e crescerem com escala, uma vez que podem atuar com os 69 milhões de clientes do Banco, em mais de 60 mil pontos de atendimentos.
Os interessados podem se inscrever no programa por meio do site www.inovabra.com.br/startups, no período de 17 de outubro a 26 de novembro de 2017. De acordo com o diretor adjunto do Bradesco, Luca Cavalcanti, o inovaBra startups é uma forma de viabilizar a inovação dentro e fora do Banco.
“As corporações têm um dilema comum: investir internamente em inovação ou comprar tecnologias de outras empresas. Restringir-se à primeira opção é um risco, porque ninguém sabe de onde vem a próxima grande novidade. A segunda opção também é arriscada porque ameaça atrofiar a cultura interna de pesquisa e desenvolvimento. O ideal é manter em equilíbrio essas duas forças”, afirma Cavalcanti.
Os interessados devem apresentar projetos inovadores de startups em qualquer segmento que tenham soluções aplicáveis ou com possibilidade de adaptação ao segmento financeiro, principalmente relacionados a produtos e serviços, varejo, canais digitais, meios de pagamento, seguros, e que enderecem desafios nos seguintes temas: pagamentos, algoritmos, segurança, engajamento de clientes, gerenciamento financeiro, plataformas de investimentos, crowdfunding, customização massificada, IOT, blockchain e inteligência artificial.
inovaBra startups – passo a passo
O programa tem duração de 10 meses, sendo quatro destinados ao processo seletivo e seis meses para o processo de interação com o Banco, incluindo melhorias na gestão, busca de sinergia estratégica, operacional e mercadológica.
A primeira fase é composta por três etapas:
Primeira: divulgação do programa e inscrição das empresas.
Segunda: seleção de até 40 startups pela avaliação do questionário preenchido pelas empresas durante a inscrição. Essas empresas passarão por um processo de imersão para conhecer o Banco e serão avaliadas nos seguintes quesitos: qualificação da equipe, potencial de geração de valor, capacidade de entrega, potencial de inovação e mensuração de risco.
Terceira: serão selecionadas 20 startups que passarão por avaliação de um grupo de executivos do Banco.
Destas, cerca de 10 empresas seguem para a fase de concepção do projeto, na qual receberão orientação com relação a uma demanda associada a uma necessidade real do Banco. Consequentemente, terão apoio no desenvolvimento do produto ou serviço e adaptação da solução ao ambiente do Bradesco. Ao final do programa, as empresas terão a possibilidade de comercializar seus produtos para o Bradesco, que, por sua vez, poderá ainda ser um investidor dessas startups.
As três primeiras edições do inovaBra startups contaram com a inscrição de 1.606 empresas e 20 delas chegaram ao final do programa, concluindo com sucesso a formatação do Produto Mínimo Viável (MVP) de suas soluções para adaptação das necessidades do Banco. As dez startups participantes da terceira edição ainda estão na fase de concepção do projeto. São elas:
– Axei Saúde (São Paulo – SP) – Comercialização de planos de saúde
– Mei Fácil (Londrina – PR) – Gestão empresarial para micro empreendedores individuais (MEI)
– Field Control (São José do Rio Preto – SP) – Gestão de prestadores de serviço
– Flowsense (São Paulo – SP) – Plataforma de geolocalização e engajamento de clientes
– Folha Certa (São Paulo – SP) – Gestão de pessoas e carga de trabalho através de aplicativo móvel
– Futuritos (São Caetano do Sul – SP) – Plataforma de engajamento para previdência privada com apelo emocional
– Laura Networks (Curitiba – PR) – Plataforma de inteligência artificial para gerenciamento de riscos
– Nuveo (São Paulo – SP) – Solução de inteligência artificial para captura e interpretação de informações em documentos
– RemédioCerto (São Paulo – SP) – Plataforma de assinatura e comercialização de medicamentos de uso contínuo
– SQUID (São Paulo – SP) – Solução de engajamento e relacionamento com micro influenciadores de redes sociais
Serviço:
Inscrição: de 17/10 a 26/11/2017
Onde se inscrever: www.inovabra.com.br/startups
Quem pode participar: startups que tenham no mínimo soluções operacionais ou em versão beta prontas para experimentação.