Inovação

Ford chega a 30 mil carros conectados no Brasil

Conectividade: essa palavra esteve presente em praticamente todas as apresentações dos executivos da Ford na coletiva de imprensa de fim de ano da montadora realizada nesta quarta-feira (14/12). O aplicativo FordPass Connect conta com 180 mil usuários e, em 2022, cresceu 40%, um indicativo — como ressaltou Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul — de que o consumidor está entendendo os benefícios da conectividade.

Alguns modelos oferecidos no Brasil pela companhia global com sede em Dearborn, nos Estados Unidos, como o e-Transit, oferecem conectividade embarcada, permitindo a oferta de serviços e soluções que asseguram maior agilidade na assistência técnica.

A Ford vem de dois anos transformadores, pontuou Antonio Baltar Jr., diretor de marketing, vendas e serviços da Ford. São 30 mil carros conectados — equipados com sensores e SIMcards, eles colhem dados do que está ocorrendo com o veículo e os enviam para serem analisados, tudo em nuvem.

Com isso, a montadora busca se antecipar e avisar o condutor antes que eventuais problemas ocorram. Ao detectar alguma desconformidade, o cliente é alertado por meio de mensagens enviadas ao celular, por notificações no aplicativo e, se urgente, o técnico entra em contato.   

É também pelo aplicativo que os clientes podem agendar revisões ou outros serviços, escolhendo a concessionária que querem que executem o trabalho. “Isso faz a jornada ser mais fácil e representa conveniência para o cliente”, atestou Baltar. Ele citou ainda que o chatbot da Ford faz uma média de 5 mil atendimentos por mês.


A jornada digital é o grande passo da montadora, mas, ressaltou Baltar, nada funciona se a jornada física não entregar a mesma experiência. As duas têm de caminhar juntas e convergir. Baltar acrescentou que o “grande pulo” deste ano foi conectar as concessionárias ao Ford Pass. Segundo ele, perto de 80% dos serviços agendados são de manutenção regular. Com tudo digital e disponível na palma da mão, as concessionárias podem fazer o mapeamento de peças necessárias e provisionar a demanda que terão.

Semicondutores

Falando sobre as expectativas para 2023, Daniel Justo foi otimista, divulgou que haverá dez lançamentos e apontou que a disponibilidade de semicondutores caminha para normalidade. “Ainda devemos ter algo afetado de supply chain, mas há maior disponibilidade de semicondutores. A nossa expectativa é crescer de forma sólida com porcentual acima da indústria”, disse, sem detalhar números.

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