Goiás vence ranking digital e faz IA generativa em casa
Depois de bater na trave durante dois anos consecutivos, ficando em segundo lugar, Goiás foi o grande vencedor da 5ª Edição do índice ABEP-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital. O secretário-geral de Governo do Estado de Goiás, Adriano da Rocha Lima, recebeu o prêmio na abertura do SECOP 2024, realizado no Rio de Janeiro. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, também participou da cerimônia por videoconferência, ressaltando o avanço do estado em TIC desde 2019.
Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, Márcio César Pereira, subsecretário de TI da Secretaria Geral de Governo de GO (SGG/GO) e vice-presidente de Inovação da ABEP-TIC, atribuiu o reconhecimento ao trabalho contínuo que vem sendo feito em Goiás para entregar serviços digitais à população. A meta agora é usar IA generativa para que, mesmo os cidadãos que não sejam alfabetizados, possam interagir com a plataforma usando serviço de voz.
Pereira destacou que o maior projeto do estado envolve uma parceria com a Universidade Federal de Goiás para o desenvolvimento de aplicações de IA incluindo generativa. “Nosso maior projeto é fazer com que a plataforma seja mais acessível. Vamos colocar a IA para conversar com as pessoas e, através da voz, atender todos. Mesmo quem não saiba ler ou escrever, porque são centenas de serviços”, disse Pereira.
Para colocar tudo isso em prática, Pereira lembrou que o estado desenvolve, desde 2020, uma parceria com a Universidade Federal de Goiás, em um projeto coordenado pelo professor Anderson Soares, no Centro de Excelência em Inteligência Artificial da universidade. “Em Goiás se faz IA há muito tempo”.
Sobre a luta por orçamento para investimentos do estado em TI, Pereira disse que o governador Ronaldo Caiado dá o tom. “Temos muito apoio do Secretário Geral do Governo do Estado de Goiás, Adriano da Rocha Lima, que é um apaixonado por tecnologia”, comentou.
No ranking geral, Rio de Janeiro ficou com o segundo lugar, seguido pelo Piauí, Rio Grande do Sul e Bahia. A categoria Maior Variação Nominal premiou o Piauí, o segundo lugar ficou com o Acre, e, em terceiro, Tocantins. Assista a entrevista com Márcio César Pereira.