
A inteligência artificial e a computação em nuvem estão transformando a educação brasileira, trazendo eficiência para professores e personalização para alunos. A Somos Educação, por meio da plataforma Plurall, já utiliza IA para gerar planos de aula ou questões, provas, avança para uma inteligência acadêmica que analisará dados de 2,7 milhões de alunos para recomendar ações pedagógicas personalizadas.
A Somos, parte do Cogna, maior grupo de educação privada do Brasil, opera a plataforma Plurall em escolas públicas e privadas de diferentes estados do país. Usa nuvem da AWS e abraçou a plataforma de IA generativa Amazon Bedrock. Novas ferramentas desenvolvidas ao longo de 2024 foram implementadas em janeiro deste 2025. Segundo apresentou o gerente de tecnologia da Somos, Rafael Teixeira, no Simpósio de Setor Público da gigante da nuvem em Brasília, o sucesso foi imediato.
“Começamos com olhar para a produtividade do professor, dos gestores. Criamos um assistente de inteligência artificial que ajuda planos de aula, geração de questões, provas, apresentações, vídeos, e isso ajuda demais os professores no dia a dia. E tem tido uma receptividade muito boa. Nesses primeiros três meses do ano em que estamos operando a plataforma, já foram mais de 168 mil planos de aula gerados, com mais de 86% de satisfação. Foram mais de 260 mil questões que esses professores geraram, 214 mil provas, 51 mil slides. As escolas têm tido uma receptividade muito boa com o uso. Inteligência artificial não é uma tendência, é uma realidade”, disse Teixeira.
Agora, a empresa prepara o lançamento de um sistema de recomendações pedagógicas baseado em milhões de avaliações processadas mensalmente. “A IA vai apontar, por exemplo, que uma turma tem dificuldade em matemática básica e sugerir um plano de ação, como aulas ou exercícios específicos”, explicou o gerente de tecnologia da Somos.
“A IA vai passar a fazer recomendações, onde estão as maiores dores daquela turma, daquele aluno especificamente, que está com dificuldade em tal assunto, e ela mesmo gerar um plano de ação para o professor utilizar. Pode gerar uma aula, pode dar uma atividade, assim por diante. Estamos investindo na personalização, em olhar a individualidade dos alunos.”