INPI vai estimular patentes e registros de software nas micro e pequenas empresas
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) firmou um acordo de cooperação técnica com oServiço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas para fomentar o registro de marcas, desenho industrial e programas de computador e depósitos de patentes entre os pequenos negócios do país.
O Instituto vai desenvolver conteúdo qualificado sobre propriedade intelectual, com a entrega de cursos, webinars, ações de mentoria, além da concepção de um fundo especial de geração e gestão de PI e elaboração de serviço de apoio para o depósito de marcas no Brasil e no exterior.
Também está previsto no acordo medidas de fortalecimento do mercado de indicações geográficas nacionais, com apoio para 30 novos pedidos a serem depositados no INPI, e a criação de um sistema de inteligência de dados para esse tipo de certificado de origem.
“Constatamos que 75% do valor de um negócio está nos valores que chamamos de intangíveis. São aqueles que não podem ser tocados, como a marca, a estratégia, as patentes, a boa vontade e a fidelidade dos clientes. Valorizar a propriedade intelectual é aumentar o valor final da empresa”, diz o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa.
* Com informações do INPI